quinta-feira, 31 de março de 2011

ECOLOGIA: A INTERAÇÃO DAS DIFERENTES ESPECIES

                                                              Ecologia

O que a ecologia estuda?
A floresta Amazônica apresenta uma vegetação riquíssima. E a variedade de animais também é enorme. Calcula-se que em uma única árvore da floresta Amazônica podem ser encontradas mais de mil espécies diferentes de insetos.
De fato, se reunirmos todas as florestas tropicais do planeta, veremos que nelas se encontra mais da metade das espécies vivas. Podemos dizer então que a floresta Amazônica possui uma grande biodiversidade.

Veja agora uma foto da caatinga. A vegetação já é bem diferente.
A Ecologia pode estudar:

  • as relações que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta;
  • a influência do clima sobre todos os organismos da floresta;
  • a influência das florestas neotropicais sobre o clima;
  • a influência da ação do ser humano sobre o clima de todo o planeta.                                          

Você pode concluir que a ecologia é um campo de estudo muito amplo. E todas essas informações nos ajudam a melhorar o ambiente em que vivemos, diminuindo a poluição, conservando os recursos naturais e protegendo nossa saúde e a das gerações futuras.
Resumindo: Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.
 
                                                           Habitat 
O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.

                                                             Nicho ecológico 
O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente. 
                                                            População
Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.
As capivaras também podem ser encontradas no pantanal, mas fazem parte de outra população, já que são de outra espécie.
Às vezes a população pode aumentar muito, por exemplo, em meados do século XIX, alguns coelhos selvagens foram levados da Inglaterra para a Austrália, para serem usados nas caçadas. Na Europa, as populações de coelhos eram naturalmente controladas por diversos predadores e parasitas. Na Austrália, porém não existiam tantas espécies que atacavam coelhos. O resultado é que esse animal se reproduziu rapidamente chegando a atingir mais de 200 milhões de indivíduos, que passaram a destruir as plantações e as pastagens da Austrália. Isso mostra o perigo de se introduzir num novo ambiente um organismo não nativo.
                         Termos utilizados na Ecologia
                                                          
                                                                   Comunidade
Na figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vários tipos de plantas. E há também seres muito pequenos - tão pequenos que só podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscópios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados.
Se colocarmos uma gota da água do mar no microscópio, veremos um número imenso desses pequenos seres vivos.
Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracóis, sabiás, lagatixas...
Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade. A comunidade do mar abaixo é composta por peixes, algas, plantas, os seres microscópios, enfim todas as populações lá existentes. 
                                                                Ecossistema
É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais.
A delimitação do ecossistema depende do nível de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromélia.
                                                                          ou



                                                                       Biosfera
Ainda não temos conhecimento da existência de outro lugar no Universo, atém da Terra, onde aconteça o fenômeno a que chamamos de vida.
A vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). A água é essencial aos organismos vivos. A presença de água possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite também, indiretamente, a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossíntese que há a absorção de água e gás carbônico e liberação de oxigênio, a energia do Sol é transformada em um tipo de energia presente nos açucares, que pode então ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento.
A Terra pode ser dividida assim:
  • Litosfera - a parte sólida formada a partir das rochas;
  • Hidrosfera - conjunto total de água do planeta (seus rios, lagos, oceanos);
  • Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta;
  • Biosfera - as regiões habitadas do planeta.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
 
A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade).
Nesse diferentes locais, as condições ambientais também variam. Assim, a seleção natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, só sobrevivem seres adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. Já nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida.


Cadeias e teias alimentares

As cadeias alimentares, ou cadeias tróficas, são sequencias de eventos consecutivos de relações de alimentação de um grupo de organismos por outros, formando níveis tróficos, que englobam os produtores, consumidores e decompositores.


As setas indicam o sentido do fluxo de alimento na cadeia alimentar.

O componente biótico de um ecossistema relaciona-se entre si e estipula níveis para essas relações. Podemos, então, classificar os seres vivos de acordo com as funções específicas que desempenharão dentro de um ecossistema.

Organismos autótrofos – São assim chamados todos os organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos os fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).



Organismos heterótrofos – São assim considerados todos os organismos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento, tendo assim, que utilizar a energia produzida pelos autótrofos ou mesmo por outros heterótrofos (dependendo de sua dieta).



Produtores – São sempre autótrofos, produzem alimento que será usado na cadeia, e por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. A energia transformada a partir da luz solar e do gás carbônico será repassada a todos os outros componentes restantes da cadeia ecológica. Os principais produtores conhecidos são plantas e algas microscópicas (fitoplâncton).


Consumidores – São os organismos que necessitam alimentar-se de outros organismos para obter a energia que eles não podem produzir para si próprios. Vão-se alimentar dos autótrofos e de outros heterótrofos podendo ser consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e assim por diante. Na alimentação, nem toda a energia obtida será integralmente usada, isto é, parte dessa energia não será absorvida e será eliminada com as fezes; outra parte será dissipada em forma de calor. Assim, grande parte da energia será “perdida” no decorrer de uma cadeia alimentar, diminuindo sempre a cada nível. Podemos, então, dizer que o fluxo de energia num ecossistema é unidirecional começando sempre com a luz solar incidindo sobre os produtores, e diminuindo a cada nível alimentar dos consumidores.


Decompositores – São organismos que atuam exatamente em papel contrário ao dos produtores. Eles transformam matéria orgânica em matéria inorgânica, reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição são considerados saprófitos.


O conjunto de uma série de ecossistemas é chamado de teia alimentar. Nesse caso, várias teias se entrelaçam, fazendo que as relações ecológicas sejam múltiplas e o alimento disponível possa ser utilizado por vários indivíduos, realmente compondo um ecossistema.

Importante:
1. A energia é unidirecional.
2. A matéria é cíclica.


Níveis Tróficos

1. O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes e estão colocados em um mesmo nível trófico.

2. Os produtores estão colocados no 1.° nível trófico.

3. Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2.° nível trófico.
4. Os consumidores secundários compõem o 3.° nível trófico, sendo os carnívoros.

5. Após esses, existe o 4.° nível trófico, e assim por diante.

6. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia, formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.


Importância de se conhecer as cadeias alimentares

Justifica-se pela possibilidade do uso natural de animais ou plantas a fim de controlar ou equilibrar o ecossistema, de forma a evitar o uso de pesticidas e de quaisquer outras formas artificiais que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais e até nos seres humanos que ali habitam.


          

16 comentários:

  1. Só para Lembrar : O que é uma matéria Ciclica?
    Resposta : Como vimos na sala , ciclica quer dizer ciclos de transformação , resumindo um tipo de matéria ciclica que passa por um ou vários ciclos de transformação,mas no fim acaba sendo transformada nela de novo . Bom hoje eu acrescentei um pouco o que foi dado em sala de aula com o professor Fabrício Cavalcante, Achei muito legal o blog , bem criativo karol .
    LUANA Raquel 3°Comércio-manhã. Beijos !

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  2. Esse assunto é bem fácil. Basta só reforçar o último assunto visto na sala. Gostei do blog, tá de ótimo entendimento e ajuda na compreensão da prova de Quarta, boa sorte galera hihu.

    Clordana Aquino, 3º comércio - manhã.

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  3. gostei desse assunto ,é bastante facil ,só preciso ler mais pra não esquecer o que foi dito em sala .achei interessante o exemplo dos coelhos que foi citado no quisito da população .o blog ficou bem legal pra estudar pra prova tbm .
    Gessiane Maria ;3ºcomercio -manhã

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  4. É realmente o assunto é fácil.Achei interessante o princípio de Gause que diz que se duas espécies ocuparem o mesmo nicho ecológico a disputa será tão severa, que uma pode acontecer de uma das espécies se extinguir, ou uma ser expulsa, ou ambas se adaptarem em função dessa competição.
    Também acho que o assunto do ultimo cap. é mais complicado , sendo necessário mais leitura dele.
    O blog ficou muito legal, esclarecendo mais ainda o assunto, Boa prova a todos!!!
    Denize Santos, 3° COM - manhã.

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  5. No geral a maioria dos assuntos da parte da ecologia são bastante fáceis de compreender! É bem interessante a parte do princípio de Gause, que afirma que duas espécies não podem ocupar o mesmo nicho ecológico.

    Caio Henrique 3º COM. - manhã

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  6. Bom o Cap. 13 fala sobra os Fundamentos da ecologia
    Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
    Fala sobre a biosfera que é o limite terrestre onde há vida . Comenta um pouco sobre ecossistema que é o local onde seres vivos abitam em um determinado local, não importando o tamanho, só importando que varias espécies habite esse devido local. O maior ecossistema do planeta é a própria biosfera.
    E o mais fácil de todos que é a cadeia alimentar que envolve desde produtor ate o decompositor. Que a regra geral é que o mais forte sobreviva.
    Onde um produtor utilize os nutriente do solo mais a fotossíntese para se fortalecer e vira alente de um consumidor primário, e o consumidor primeiro vire alimento para o secundário e assim por diante ate que se chegue ao decompositor.

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  7. Muito bom estudar as relações ecológicas existentes na natureza, saber realmente o que trata a Ecologia em si. ASsunto bem simples e bem compreendido em sala de aula .
    Gustavo Campos 3º com. Manhã

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  8. Achei facil esse assunto e interessante pois é uma ciência multidisciplinar que engloba diversos ramos do conhecimento como: física,química e as ciências econômicas e sociais.
    Cecilia freitas 3°com-manhã

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Esse assunto é muito interessante , não só pelo fato de explicar o que é ecologia e tudo mais . Mais também pra podermos ter uma visão mais ampla e tirar dúvidas que surgem após a explicação ,e é um meio de estudo mais extenso , onde você pode ler , reler e assim entender bem melhor o assunto !
    Aqui também fala um pouco sobre Cadeia alimentar que é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar , e pra completar temos aqui alguns exemplos do mesmo:Ciclo Terreste: Folha de uma planta→ gafanhoto→ ave→ jaguatirica→ decompositores→ insetos alados→ cobra→ aves→ capim→ coelho→ raposa→ onça→ decompositores; Ciclo Aquático: algas→ caramujos, insetos alados→ larvas, peixes→ mamíferos, aves aquáticas→ decompositores, Insetos alados→ larvas
    ; Ciclo em Suspensão:árvore→ folhas→ lagarta→ mariposa→ sapo→ cobra→ coruja→ decompositores→ mosca→ mosquito→louva-deus→ rã→ cobra→ coruja→ .

    Vitória Sayonara . 3º G /comercio manhã

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  11. Ficou muito bom o blog, pois ajuda todos a compreender melhor os assuntos dado na sala de aula !
    Acho interessante as cadeias alimentares, que demostram a alimentação de um grupo de organismo por outro, começando pelo produtor e depois consumidor primario,consumidor secundário e assim por diante, terminando com os decompositores que são os fungos e bacterias que se alimentam da materia organica em decomposição !

    Alidiany do Nascimento 3º Comércio !

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  12. RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS

    Na natureza existem varios tipos de relações entre os seres vivos,além da relação de caçar e de ser caçado.
    Atualmente existe o risco de muitas espécies desaparecerem, principalmentepor causa da ação do ser humano.DEVEMOS compreender que com a extinção desses seres perdemos a beleza da variedade de vida.

    CLAUDIA FERREIRA MATIAS
    3°COMERCIO MANHÃ-PRATA

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  13. esse foi um dos assuntos q gostei aprend realmente e q se cai no enem ess ponto ñ vou perdemente e q se cai no enem ess ponto ñ vou perde

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  14. Esse assunto é muito bom de se estudar, falar da natureza é sempre bom. Cada animal tem seu nicho ecológico e há uma variedade imensa de espécies, mudanças no habitat não são muito boas.

    Viviane Costa 3° Comércio

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